quarta-feira, 8 de julho de 2015

HERANÇA DO BARÃO DE COCAIS E DICAS DE GENEALOGIA REV.D


Atenção: quando a URL indicada não abrir ou dar erro, copiar e colar.

a-Introdução

Pelo que sei, ninguém conseguiu um só centavo desta herança. Há vários livros que detalham os processos conhecidos, mas não há informações de que foram para frente. Alguns ganharam dinheiro com publicações de livros e centenas de procurações foram deixadas com advogados, muito foi discutido, mas sem resultado. Abaixo teço comentários sobre o assunto e apresento minhas dicas se houver interesse por sua parte em genealogia.

Sobre os Pinto Coelho da Cunha, tenho  um estudo em: http://www.projetocompartilhar.org/Familia/PintoCoelhodaCunha.htm

Há mais informações que você pode pesquisar na obra Genealogia Paulistana de Luiz Gonzaga da Silva Leme, disponibilizado em
http://www.arvore.net.br/Paulistana/ procure pela Família Hortas, Volume IV .

Vide o artigo sobre a herança na Hemeroteca Digital Brasileira (pesquise mais em SP/MG/RJ ):
b-O BARÃO DE COCAIS E SUA FAMIGERADA HERANÇA


Meu interesse no Barão de Cocais atualmente é puramente genealógico, pois a famigerada herança creio ser virtual, mas de qualquer maneira estou atento. Há mais especulações que resultados. Há mais de 40 anos entrei no processo, como pode ser visto no link Introdução no meu blog:

Até agora nada foi divulgado e sabido de importante, mas quem sabe? há alguns livros sobre o Barão e sua herança e um artigo do advogado Sigefredo Marques Soares de BH publicado no jornal Estado de Minas Gerais em 31/12/1948: "O Caso da fabulosa herança do Barão de Cocais", enviei ao referido jornal um e-mail e não me responderam. Há tempos este advogado e os citados no artigo, constavam em Belo Horizonte na lista on line da Telemar(Oi). Na sua obra Baú de Ossos, Pedro Nava aborda sua ascendência, incluindo os Pinto Coelho da Cunha e outras famílias entrelaçadas e ironiza a busca da herança. Outros livros que tratam do assunto são: Barão de Cocais e sua Fabulosa Fortuna de Luiz Margaritini; Desvendado o Mistério de Cocais, de Luiz Fonseca Chaves, primeira e segunda edições, e a Revista Genealógica Latina Vol. XVIII-XIX-Ano de 1966-1967 - Artigo Barão de Cocais de Salvador Moya, Um deles foi colocado a venda na Estante Virtual, que foi adquirido após alguns meses depois, visite sempre o site http://www.estantevirtual.com.br/ e procure por Cocais. 

Em 1965  tive acesso a uma lista de herdeiros dos sócios da Companhia de Mineração da Serra de Cocais, mas infelizmente, não tirei "fotocópia", lembro-me dos filhos do Barão, alguns parentes e outros não, como um ingles de sobrenome Oxenford. Eu possuia um dos livros mencionados acima, que emprestei e e não retornou. A base de dados do meu blog contêm cerca de 11.500 nomes entre parentes e não parentes. Todos os nomes no blog estão com referências, bastando clicar nos números e textos sublinhados, o Barão nasceu em 1792, o registro inédito eu achei.
.
Sou descendente do Cap.-mor Luis José Pinto Coelho da Cunha c/c Henriqueta Magdalena de Oliveira Leite, primo do Barão de Cocais, José Feliciano Pinto Coelho da Cunha e as minhas pesquisas constam no blog: http://castrokk.blogspot.com.br/
que vai até a 32ª geração no link Meus Ascendentes, da 33ª até em torno da 60ª só podem ser vistas anotando o nome na 32ª geração e procurá-la  na Base de Dados no mesmo blog, isto devido a limitação do software.
 
Se voce for descendente do Barão de Cocais, faça a conexão (pais, avós bisavós, trisavós, etc) com um dos casais abaixo, filhos do Barão, pois os ascendentes dele já foram pesquisados e estão a disposição no meu blog, procure por Pinto Coelho da Cunha, José Feliciano, Barão de Cocais, e você achará os ascendentes em n gerações, ou parcialmente em
http://www.projetocompartilhar.org/Familia/PintoCoelhodaCunha.htm

.  A melhor fonte secundária para os ascendentes medievais é a obra Nobiliário das Famílias de Portugal de Felgueiras Gayo, que está disponibilizado em microfilmes no CHF da Igreja Mormon, ou pela Internet em: http://purl.pt/12151

Os descendentes do Barão pesquisei até alguns netos. Os filhos conhecidos do Barão de Cocais(José Feliciano Pinto Coelho da Cunha que foi casado com D.Antônia Thomazia de Figueiredo Neves são:

1) Dr. Antônio Feliciano Pinto Coelho da Cunha nasceu em 1 janeiro 1823 em Barão de Cocais-MG. Antônio batizou-se em 10 março 1823 em Barão de Cocais-MG. Ele casou-se com Maria Olyntha Pinto Coelho da Cunha. O casal não teve filhos.

2) Anna Casimira Pinto Coelho da Cunha casou-se com Ten.Cel. Bernardo Antônio Nascentes Pinto em 25 janeiro 1840 em Barão de Cocais-MG. Eles tiveram os seguintes filhos:
2.1 Anna Nascentes Pinto(?) nasceu em 18 outubro 1840 em Barão de Cocais-MG. Anna batizou-se em 23 dezembro 1840 em Barão de Cocais-MG.
2.2 Júlia Nascentes Pinto(?) 1 nasceu em dd/mm/1847 em Barão de Cocais- MG. Júlia batizou-se em 30 março 1847 em Barão de Cocais-MG.

3) Júlia Amália Pinto Coelho da Cunha nasceu em dd/mm/1824 em Barão de Cocais-MG. Júlia batizou-se em 8 setembro 1824 em Barão de Cocais-MG. Ela casou-se com Ten.Cel. Ovídio Cesar Pinto Coelho da Cunha em 24 novembro 1850 em Barão de Cocais-MG.Eles tiveram o seguinte filho:
3.1 José Pinto Coelho da Cunha(?) 1 nasceu em 1 julho 1851 em Barão de Cocais-MG. José batizou-se em 15 novembro 1851 em Barão de Cocais-MG.

4) Antônia Thomazia Pinto Coelho da Cunha * nasceu em dd/mm/1829 em Barão de Cocais-MG. Antônia batizou-se em 28 março 1829 em Barão de Cocais-MG. Ela casou-se com Ten.Cel. João Jacintho de Aguiar Leite Pinto em 31 março 1856 em Barão de Cocais-MG.

* Antônia Thomazia Pinto Coelho da Cunha (consta com este nome no Silva Leme e no Rheingantz e com o nome de Antonia Josefina de Figueiredo Pinto Coelho no Registro de Casamento e no Arquivo Nacional)
4.1 Tiveram filhos . vide fonte abaixo

Silva Leme, Luiz Gonzaga, Genealogia Paulistana, São Paulo: Duprat & Comp., 1904, 9 volumes, Vol.IV/Tit.Hortas/Item 8.8, pag.336 e Item 8.4, pag. 341. Casou-se com seu primo. Com filhos.

Além destes vi em fonte secundária, que tiveram ainda mais dois filhos (não constam no meu site):

5.Joaquim Pinto Coelho da Cunha, batizado em 21/10/1832 em Lavras e casado no mesmo lugar com Pulcina Augusta de Andrade. Com geração. Achei a certidão de casamento na data referida , mas a nome da esposa é Paulina Josefina Freire, não constam as filiações. Numa fonte secundária consta como batizado em Lavras-MG em 21/10/1832(Livro 1, fls 36), mas não consegui achar no microfilme de Lavras este livro.

6. José Pinto Coelho da Cunha, falecido em Bofete-SP, com geração, achei a certidão de óbito com o nome de José Antônio Pinto onde não constava a filiação, sendo retificado posteriormente com ordem judicial com inclusão dos pais, o Barão de Cocais e esposa. Preciso achar outros documentos para ratificar a informação. Tendo dúvidas é só conectar-me.


c-DICAS DE GENEALOGIA 

O primeiro passo é organizar as informações de fontes primárias disponíveis dos seus pais, avós, bisavós, etc. extraídas de: registros civis (a partir de 1889-República) e/ou religiosos de preferência "verbo ad verbum" (no inteiro teor), e informações de fontes secundárias: livros, depoimentos, anotações pessoais, etc, Eu leio todas as páginas e anotações nos registros, pois nos batismos/casamentos/óbitos de pessoas que não sejam da família poderão constar padrinhos e/ou testemunhas que sejam parentes e com informações importantes: ex. ... Padrinhos: João da Silva, filho do Cel. Tibúrcio da Silva e Maria da Conceição, já falecidos e Fulana de tal, esposa do Ten. Sicrano. Eu pesquiso também certidões de escravos, pois poderiam ser propriedades de ascendentes ou aparecerem como padrinhos/testemunhas. Cuidado com folhas soltas que estarão fora de ordem. Faço a transcrição do documento no inteiro teor com todas as referências. Nem todos livros de registros possuem indíces, e os que possuem cuidado, pois podem conter erros. Quando há incidência razoável de parentes em um local, leio página a página, anotando os nomes que poderão conectar aos meus, através de um novo tronco, ou simplesmente servir a algum colega genealogista, anoto o nome e a referência, pois posteriormente ficará difícil a localização.

Então, anote dos documentos:

-CERTIDÃO DE NASCIMENTO-CIVIL(a partir de 1889): data do registro, nº do livro e folha, cartório, data de nascimento, local, nomes dos pais, avós materno e paterno, nomes das testemunhas e quaisquer informações constantes na certidão, por exemplo: cidades de origens dos pais e avós, as vezes estão anotados nas laterais da certidão dados de casamento e óbito.
-CERTIDÃO DE BATISMO-RELIGIOSO(a partir de 1563, com exceções de algumas paróquias): data do registro, nº do livro e folha, Igreja, data de nascimento e batismo, local, nomes dos pais, avós materno e paterno, nomes dos padrinhos e quaisquer informações constantes na certidão, por exemplo: cidades de origens dos pais e avós, as vezes estão anotados nas laterais da certidão dados de casamento e óbito.
-CERTIDÃO DE CASAMENTO-CIVIL(a partir de 1889) E RELIGIOSO(a partir de 1563): data do registro, nº do livro e folha, Igreja/Cartório, data do Casamento, local, nomes dos pais, avós materno e paterno, nomes dos padrinhos e quaisquer informações constantes na certidão, por exemplo: cidades de origens dos pais e avós, as vezes estão anotados nas laterais da certidão dados de óbito.
-CERTIDÃO DE ÓBITO-CIVIL(a partir de 1889) E RELIGIOSO(a partir de 1610): data do registro, nº do livro e folha, Igreja/Cartório, data do Óbito, local, nomes dos pais, avós materno e paterno, nomes das testemunhas e quaisquer informações constantes na certidão, por exemplo: cidades de origens dos pais e avós, as vezes estão anotados nas laterais da certidão dados de testamento.
-INVENTÁRIOS (anotar dados de todas as pessoas envolvidas)
-TESTAMENTOS (anotar dados de todas as pessoas envolvidas)
-INQUIRIÇÕES DE GÊNERE (Processos de habilitações para padres onde há árvores genealógicas dos inquiridos)
-ANOTAÇÕES PESSOAIS (em diários, cartas, livros de receitas, bíblias, livros, etc)
-ENTREVISTAS COM PARENTES MAIS IDOSOS (deixar o entrevistado a vontade, anotar e/ou gravar discretamente)
-ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS/FORÇAS ARMADAS/PARTICIPAÇÕES
POLÍTICAS/PASSAPORTES/SALVOS CONDUTOS/
-ESCOLAS/FACULDADES/ASSOCIAÇÕES
COMERCIAIS/ALMANAGUES/COMENDAS/MUSEUS/ARQUIVO NACIONAL/ ASSOCIAÇÕES DE CLASSES/MAÇONARIA/ROTARY/CLUBES,JORNAIS DA ÉPOCA, ETC.
-TROCA DE INFORMAÇÕES COM PARENTES DE GERAÇÕES AFASTADAS/PARTICIPAÇÃO EM LISTAS DE DISCUSSÃO DE GENEALOGIA VIA INTERNET/SITES DE BUSCAS COMO 
https://www.google.com.br/
E OUTROS/102 ON LINE
-LIVROS DE BIOGRAFIAS/GENEALOGIAS/HISTÓRIAS DE CIDADES (Vá formando seu arquivo adquirindo obras por indicações colocadas em Listas de Discussão, ou através de sebos, ou simplesmente consultando Bibliotecas), como Genealogia Paulistana de Silva Leme e Arquivos do Império, Exército, Marinha, Hemeroteca da Biblioteca Nacional, Biblioteca Brasiliana de  José Mindlin e outros, vide  
http://historiar.net/
-SITES DE CIDADES E PESSOAIS (vide links no meu site)
-FOTOGRAFIAS(Anote as eventuais informações dos versos)
-PRESENTES (Quadros, capas de discos, livros,etc, as vezes nas dedicatórias há informações importantes)
-PESQUISAS EM CERTIDÕES CIVIS E RELIGIOSOS(OS MESMOS CITADOS ACIMA) MICROFILMADOS PELO CHF(CENTRO DE HISTÓRIA DA FAMÍLIA) DA IGREJA MORMON: ANOTAR NO.DO MICROFILME/ITEM/TIPO DE DOCUMENTO/LOCAL
-LISTAS DE ENTRADA IMIGRANTES: DE SANTOS-SP A PARTIR DE 1882; E O RIO DE JANEIRO, BEM ANTERIOR. O CHF DA IGREJA MORMON MICROFILMOU AS LISTAS.
-LISTAS DE NAVIOS E PASSAGEIROS, DISPONÍVEIS EM VÁRIOS SITES DE GENEALOGIA

Certamente não esgotei todas as fontes e você pode acrescentar outras. Também não precisa ficar apavorado(a) com a quantidade de informações. Vá com calma, e passo a passo você vai formando seu arquivo genealógico. Softwares interessantes para colocar suas pesquisas são o PAF4, em português ou o PAF5 em inglês, da Igreja Mórmon, que permitem extrações de bons relatórios, downloads você  pode fazer em: 
http://buratto.org/gens/ .
Consultas de microfilmes de registros civis e religiosos de inúmeros países podem ser realizada nas dependencias do CHF(Igreja Mormon), cujas unidades você pode consultar em:
https://familysearch.org/locations/  
Para pesquisar os registros digitalizados on line, que incluem grande parte dos registros microfilmados entre em: https://familysearch.org/search/collection/list
Em suma, a pesquisa genealógica deve iniciar de baixo para cima, ou seja, a partir dos seus pais e a seguir dos avós, bisavós e assim por diante. Não achando nos ascendentes diretos, procure nos parentes colaterais, tios, tios-avós, tios-bisavós, etc, Complementando as informações iniciais obtidas, todas elas devem ser organizadas, colocadas em pastas, datadas e anotadas as referencias ou fontes. Para interpretar escrita antiga, que é a paleografia, vide:
https://familysearch.org/patron/v2/TH-300-45453-393-10/dist.pdf?ctx=ArtCtxPublic&session=USYS7B0E4E092F41156A219C215960C4F127_idses-prod03.a.fsglobal.net

Utilize planilhas auxiliares para as primeiras anotações: 
http://buratto.org/gens/
Com um volume razoável de dados você poderá disponibilizá-los em um site, a partir de relatórios gerados por um software de genealogia, os meus foram gerados pelo PAF4 acima mencionado, como também produzir artigos, estudos, livros e revistas, como as que participei abaixo:

SUMÁRIO DA REVISTA n.o 3:
  • DOS AÇORES AO BRASIL / A GENEALOGIA DA FAMÍLIA LOURENÇO DE BORBA (Douglas Collaço Borba)
  • OS FERREIRA DOS SANTOS NA FAZENDA IBICABA (Renata Gagliardi Dias)
  • A QUESTÃO DAS SESMARIAS E DOS PRIMÓRDIOS DE ITAPIRA (Charles de Freitas)
  • OS IRMÃOS CASSIMIRO (Sílvia R. do Prado Mendes Buttros)
  • DICAS DE GENEALOGIA (Diversos autores)
Obras em CD: participação nos acréscimos em:

·Reedição da Genealogia Paulistana, de Silva Leme, em CD-Rom, com correções e acréscimos - Lançamento: 05/07/2002 vide: http://www.marta.amato.nom.br/
·Correções e acréscimos à Genealogia Paulistana - vários autores - em CD-Rom - Lançamento: 2003

d-Meus estudos no Projeto Compartilhar

e- Estudo no blog de Lênio Luiz Richa:


f-Blog que reproduz algumas pesquisas minhas, considerações e e-mails:


g-Não fiz acordo com quaisquer empresas, como o postado no Bloq abaixo, que recusei gentilmente e que rapidamente foi retirado o meu nome. Todavia ainda existe na Internet em cache :


h-Citações em vários livros e sites de genealogia:

Importante: Não deixe de citar as fontes de suas pesquisas, como é praxe.
Por exemplo:
Autor: Antonio Carlos de Castro
Título: Genealogia de Antônio Carlos de Castro
Autor: Antônio Carlos de Castro
Título: Estudo dos Pinto Coelho da Cunha

i-Outras fontes de pesquisas:

- Hemeroteca digital (Imagens de jornais e revistas antigas) :
- Memorial do imigrante em São Paulo (registros de entradas de estrangeiros em São Paulo):
- Arquivos públicos estaduais, exemplo, Arquivo Público Mineiro:
http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/
- Dispensas matrimoniais em São Paulo (por Marcos Camargo): http://www.recordspreservation.org/cgi-bin/list_directory.cgi?directory=%2cBrasil%2cS%E3o+Paulo%2cS%E3o+Paulo%2c%CDndices+de+dispensas+matrimoniais+1667-1938&do_search=0&submit_directory                                                  - Pesquisas nos Arquivos Distritais Portugueses: http://www.aatt.org/site/index.php?P=3


12 comentários:

Marcos disse...

Muito bom!Existe algum documento que comprove que Francisco Rodrigues da cunha era filho do Barão de Cocais?

Antonio Carlos de Castro disse...

Caro Marcos, há um site da família Oliveira Gomes http://www.reocities.com/heartland/forest/5024/ que coloca como filhos do Barão de Cocais (José Feliciano Pinto Coelho da Cunha):
José Feliciano Pinto Coelho da Cunha casou-se com
Antônia Tomásia Pinto coelho e tiveram 03 filhos :
Joaquim Pinto Coelho da Cunha
Felisberto Pinto de Almeida
Francisco Rodrigues da Cunha
Francisco casou-se com Ana Olinda Oloia :
Desta união nasceu Ignácia Cassiana da Cunha
que casou-se com Antônio Carlos de Oliveira e geraram
MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA
Entrei em contato enviando um e-mail para o responsável solicitando fontes, mas eu tive somente uma resposta malcriada. O Barão certamente teve filhos fora do casamento, mas são necessários documentos comprobatórios. Por enquanto somente aqueles que listei no item "b-O BARÃO DE COCAIS E SUA FAMIGERADA HERANÇA" em http://pt.slideshare.net/castrokk/dicas-genealogiarevd1, eu considero filhos.

Anônimo disse...

Eu tenho as documentaçoes da minha vó
Ate hoje ..os papel esta ate se desfazendo

Unknown disse...

Bom dia Atonio, sou descendente do Barão, via José Antonio Pinto, você menciona que tem a certidão de obtido, você poderia gentilmente me enviar uma copia eletrônica deste documento? nelsonvf1@gmail.com, Obrigado Nelson

Unknown disse...

Bom dia Antonio, sou descendente do Barão, via José Antonio Pinto, no projeto compartilhar você menciona a certidão de óbito dele, procurei no site o documento porém não encontrei, você poderia gentilmente me enviar um copia eletrônica deste documento. (nelsonvf1@gmail.com). Obrigado

Anônimo disse...

Meu pai Jose Franco de Godoi também é parente. minha avó era Guilhermina Franco da Cunha

Antonio Carlos de Castro disse...

Infelizmente desconheço, vide http://www.mixtemper.com.br/familia/index.html e a resposta abaixo.

Unknown disse...

Hoje com 49 anos to achando que isso é coisa de maluco ou de muitos espertinhos, quando eu era criança + ou - 40 anos atrás meu pai juntamente com meus tios entraram na justiça, como diz no cabeçalho ninguém nunca recebeu alguma coisa dessa herança KKKKKKKK

Claudinei Aparecido Caraça disse...

Boa tarde estive lendo seu blog que por acaso achei por acaso mas me interessou pois minha mãe conta as historias sobre o barão de cocais,que meu avô contou e contava,e o avô de meu avô era descentente do barão,meu avo se chama Mario Leite Araujo filho de jose leite araujo ,eram da cidade de Guaxupé,MG hoje meu avo já é falecido,mas minha avó ainda é viva e ela conta essas histórias ,ela tem hoje 91 anos bem saudável e a familia inteira é de mina,seu nome é Maria Aparecida Leite Araujo é claro o tempo vai passando um casa com outro e os sobrenomes vão mudando é normal fato,mas é muito interessante.Meu nome é Claudinei Aparecido Caraça,ja puxei tambem meu sobrenome Caraça.é imprecionante.irei perguntar para minha avó o nome dos avos e bisavos do meu avô.grato e obrigado.

Antonio Carlos de Castro disse...

Entre em https://pt.slideshare.net/castrokk/barao-cocais-n4 a cópia e a transcrição estão nos slides 44 e 45 Abraços

Antonio Carlos de Castro disse...

Entre em https://pt.slideshare.net/castrokk/barao-cocais-n4 a cópia e a transcrição estão nos slides 44 e 45 Abraços
Excluir

Antonio Carlos de Castro disse...

Informe se e-mail que passarei cópia da certidão de óbito de José Antonio Pinto